Você já ouviu falar que existe uma época do ano mais adequada para fazer uma cirurgia plástica de nariz? Essa é uma afirmação bem comum, na verdade.
No entanto, a escolha da melhor estação para poder fazer a cirurgia plástica pode variar de acordo com alguns fatores.
Um verão muito quente, por exemplo, requer cuidados mais específicos e incômodos no pós-operatório.
Inclusive, esse é um dos princípios que podem fazer com que seja mais adequado fazer a cirurgia em períodos mais amenos ou frio.
Mas, para que você possa entender ainda melhor a respeito desse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos explicar melhor alguns conceitos. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Conteúdo
- 1 De que maneira a época do ano impacta na cirurgia?
- 2 Por que o interesse pela cirurgia plástica de nariz parece aumentar no frio?
- 3 Qual é a melhor estação para fazer uma cirurgia plástica de nariz?
- 4 Os resultados no inverno são mais satisfatórios?
- 5 Os incômodos cirúrgicos são menores por causa do frio?
De que maneira a época do ano impacta na cirurgia?
O calor muito intenso pode sim interferir de forma direta no pós-operatório do paciente. É por essa razão que, em cidades mais quentes, os médicos podem indicar fazer a rinoplastia em outros períodos do ano.
Inclusive, nos casos em que o paciente é submetido à técnica aberta, onde se deve fazer pequenas incisões na parte externa do nariz, torna-se vital não expor o local ao sol.
Isso é importante porque pode prejudicar o aspecto final da cicatriz. Mas, se fizer a cirurgia em épocas mais ensolaradas, acaba se tornando mais difícil.
No entanto, se a sua rotina naturalmente não envolve a prática de alguma atividade ao ar livre, então o impacto das estações não seja tão presente no seu caso.
Além disso, para os que praticam atividades físicas indolores, trabalham e residem em ambientes bem climatizados, torna-se ainda mais fácil driblar o calor em excesso.
Em suma, manter-se confortável no pós-operatório é de grande importância para poder manter as orientações do médico.
Essas orientações indicam o uso da tala com fita micropore por volta de uma semana e não tomar sol por 30 dias, pelo menos.
É dessa forma que o paciente terá a certeza de conseguir uma recuperação mais adequada e com o melhor resultado possível.
Por que o interesse pela cirurgia plástica de nariz parece aumentar no frio?
Durante as épocas mais frias, há um certo estímulo em procurar pelo otorrino. Afinal de contas, durante o inverno, a frequência de infecções das vias superiores é maior.
Ou seja, as pessoas costumam sofrer um pouco mais com a rinossinusite crônica. Por consequência, costuma-se procurar o médico com maior frequência.
Então, quando há indicação para o tratamento cirúrgico, a grande parte dos pacientes opta por serem operados durante esse período.
Dessa forma, conseguem se livrar dos sintomas e incômodos o mais rápido possível.
Qual é a melhor estação para fazer uma cirurgia plástica de nariz?
Durante o verão, as possibilidades de se expor ao sol forte são muito maiores, ainda mais se vive em uma cidade muito ensolarada.
A grande questão é que essa incidência sobre os hematomas pode acabar manchando a pele, ocasionado em um aspecto não satisfatório.
Além disso, a alta incidência solar pode agravar ainda mais o edema nasal. Ademais, com o calor, aumenta também o suor.
Por consequência, pode comprometer a fixação do curativo protetor. Tudo isso sem sequer falar do aumento na coceira.
Sendo assim, para os que irão passar por essa cirurgia, com certeza o período mais adequado para é no início no outono.
Dessa forma, a sua recuperação irá acontecer durante o período do outono e se estendendo até os primeiros meses da primavera. Assim garante um pós-operatório mais sossegado.
Apenas tenha cuidado no inverno ao usar os aquecedores. Afinal de contas, eles diminuem a umidade do ar, algo que pode resultar no ressecamento da mucosa nasal.
Isso pode aumentar o sangramento, já que as fossas nasais são muito vascularizadas. Então, por mais que as épocas mais frias tenham suas vantagens, deve-se ter um certo cuidado ainda assim.
Os resultados no inverno são mais satisfatórios?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a quantidade de cirurgias plásticas no nariz pode aumentar até 50% em algumas cidades. A rinoplastia em Porto Alegre é um dos procedimentos mais procurados nas estações com temperatura mais amenas, como o final de outono, início da primavera e durante todo o inverno.
Ao contrário do que alguns podem pensar, há vantagens em realizar rinoplastia Porto Alegre durante o inverno. O ar seco que o inverno apresenta significa que o nariz vai se curar mais rapidamente, pois não haverá muito inchaço e suor. Isso pode ajudar a garantir bons resultados no inverno. Também, na maioria das vezes, haverá menos exposição ao sol, protegendo a área operada.
Não é à toa que o mês de julho é muito conhecido como sendo o mês da cirurgia plástica. Fora isso, a SBCP informa que esse aumento tem relação com três principais fatores:
- Período de férias;
- Recuperação completa para aproveitar o verão;
- Pós-operatório mais confortável durante o inverno.
Então, falando de forma geral, o inverno é sim um período mais satisfatório, já que alguns procedimentos se tornam menos incômodos.
Os incômodos cirúrgicos são menores por causa do frio?
Durante o período de frio, a dilatação dos vasos sanguíneos e a retenção de líquidos costumam ser bem menores. Dessa forma, acaba tornando o inchaço da cirurgia muito menos incômodo e mais tolerável.
Sendo assim, fazer a cirurgia plástica de nariz durante o período mais frio do ano pode sim acarretar algumas vantagens.
Apesar de o inverno ser um bom momento para realizar a cirurgia plástica de nariz, é importante lembrar que cada paciente e sua cirurgia são únicos. Se a cirurgia for realizada no verão, é importante levar em conta fatores como exposição ao sol, suor e alergias, para garantir os melhores resultados possíveis. É importante discutir com o cirurgião plástico qual é a melhor época do ano para realizar sua cirurgia.