Cirurgia 2017

Cirurgias seguras com os melhores médicos

Qual melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica de nariz

Você já ouviu falar que existe uma época do ano mais adequada para fazer uma cirurgia plástica de nariz? Essa é uma afirmação bem comum, na verdade.

No entanto, a escolha da melhor estação para poder fazer a cirurgia plástica pode variar de acordo com alguns fatores.

Um verão muito quente, por exemplo, requer cuidados mais específicos e incômodos no pós-operatório.

Inclusive, esse é um dos princípios que podem fazer com que seja mais adequado fazer a cirurgia em períodos mais amenos ou frio.

Qual melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica de nariz
Qual melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica de nariz 5

Mas, para que você possa entender ainda melhor a respeito desse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos explicar melhor alguns conceitos. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Contents

De que maneira a época do ano impacta na cirurgia?

O calor muito intenso pode sim interferir de forma direta no pós-operatório do paciente. É por essa razão que, em cidades mais quentes, os médicos podem indicar fazer a rinoplastia em outros períodos do ano.

Inclusive, nos casos em que o paciente é submetido à técnica aberta, onde se deve fazer pequenas incisões na parte externa do nariz, torna-se vital não expor o local ao sol.

Depositphotos 74805857 S
Qual melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica de nariz 6

Isso é importante porque pode prejudicar o aspecto final da cicatriz. Mas, se fizer a cirurgia em épocas mais ensolaradas, acaba se tornando mais difícil.

No entanto, se a sua rotina naturalmente não envolve a prática de alguma atividade ao ar livre, então o impacto das estações não seja tão presente no seu caso.

Além disso, para os que praticam atividades físicas indolores, trabalham e residem em ambientes bem climatizados, torna-se ainda mais fácil driblar o calor em excesso.

Em suma, manter-se confortável no pós-operatório é de grande importância para poder manter as orientações do médico.

Essas orientações indicam o uso da tala com fita micropore por volta de uma semana e não tomar sol por 30 dias, pelo menos.

É dessa forma que o paciente terá a certeza de conseguir uma recuperação mais adequada e com o melhor resultado possível.

Por que o interesse pela cirurgia plástica de nariz parece aumentar no frio?

Depositphotos 172043090 S
Qual melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica de nariz 7

Durante as épocas mais frias, há um certo estímulo em procurar pelo otorrino. Afinal de contas, durante o inverno, a frequência de infecções das vias superiores é maior.

Ou seja, as pessoas costumam sofrer um pouco mais com a rinossinusite crônica. Por consequência, costuma-se procurar o médico com maior frequência.

Então, quando há indicação para o tratamento cirúrgico, a grande parte dos pacientes opta por serem operados durante esse período.

Dessa forma, conseguem se livrar dos sintomas e incômodos o mais rápido possível.

Qual é a melhor estação para fazer uma cirurgia plástica de nariz?

Durante o verão, as possibilidades de se expor ao sol forte são muito maiores, ainda mais se vive em uma cidade muito ensolarada.

A grande questão é que essa incidência sobre os hematomas pode acabar manchando a pele, ocasionado em um aspecto não satisfatório.

Além disso, a alta incidência solar pode agravar ainda mais o edema nasal. Ademais, com o calor, aumenta também o suor.

Por consequência, pode comprometer a fixação do curativo protetor. Tudo isso sem sequer falar do aumento na coceira.

Sendo assim, para os que irão passar por essa cirurgia, com certeza o período mais adequado para é no início no outono.

Dessa forma, a sua recuperação irá acontecer durante o período do outono e se estendendo até os primeiros meses da primavera. Assim garante um pós-operatório mais sossegado.

Apenas tenha cuidado no inverno ao usar os aquecedores. Afinal de contas, eles diminuem a umidade do ar, algo que pode resultar no ressecamento da mucosa nasal.

Isso pode aumentar o sangramento, já que as fossas nasais são muito vascularizadas. Então, por mais que as épocas mais frias tenham suas vantagens, deve-se ter um certo cuidado ainda assim.

Os resultados no inverno são mais satisfatórios?

Depositphotos 128917346 S
Qual melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica de nariz 8

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a quantidade de cirurgias plásticas no nariz pode aumentar até 50% em algumas cidades. A rinoplastia em Porto Alegre é um dos procedimentos mais procurados nas estações com temperatura mais amenas, como o final de outono, início da primavera e durante todo o inverno.

Ao contrário do que alguns podem pensar, há vantagens em realizar rinoplastia Porto Alegre durante o inverno. O ar seco que o inverno apresenta significa que o nariz vai se curar mais rapidamente, pois não haverá muito inchaço e suor. Isso pode ajudar a garantir bons resultados no inverno. Também, na maioria das vezes, haverá menos exposição ao sol, protegendo a área operada.

Não é à toa que o mês de julho é muito conhecido como sendo o mês da cirurgia plástica. Fora isso, a SBCP informa que esse aumento tem relação com três principais fatores:

  1. Período de férias;
  2. Recuperação completa para aproveitar o verão;
  3. Pós-operatório mais confortável durante o inverno.

Então, falando de forma geral, o inverno é sim um período mais satisfatório, já que alguns procedimentos se tornam menos incômodos.

Os incômodos cirúrgicos são menores por causa do frio?

Durante o período de frio, a dilatação dos vasos sanguíneos e a retenção de líquidos costumam ser bem menores. Dessa forma, acaba tornando o inchaço da cirurgia muito menos incômodo e mais tolerável.

Sendo assim, fazer a cirurgia plástica de nariz durante o período mais frio do ano pode sim acarretar algumas vantagens.

Apesar de o inverno ser um bom momento para realizar a cirurgia plástica de nariz, é importante lembrar que cada paciente e sua cirurgia são únicos. Se a cirurgia for realizada no verão, é importante levar em conta fatores como exposição ao sol, suor e alergias, para garantir os melhores resultados possíveis. É importante discutir com o cirurgião plástico qual é a melhor época do ano para realizar sua cirurgia.

Qual melhor época do ano para fazer uma cirurgia plástica de nariz
Rolar para o topo